Segunda-feira, 28 de Abril de 2025

Buscar  
Brasil

Publicada em 03/06/2024 às 16:36h - 70 visualizações
Memórias de uma Guerra um Bravo Guerreiro
Memórias ao Brigadeiro Antônio Sampaio

Victor Leonardo Machado

Patrono da Infantaria  (Foto: Patrono da Infantaria)

Semana da Infantaria Brasileira

O Dia da Arma de Infantaria é celebrado pelo Exército Brasileiro dia 24 de Maio em memória da Guerra do Paraguai, em homenagem à morte do Brigadeiro Antônio Sampaio, que foi abatido nos campos de Tuiuti no dia do seu aniversário. Desde então, Antônio Sampaio é popularmente conhecido como o Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro. Em sua homenagem, foi inaugurado um monumento, a Praça Castro Carreira, e em 1996, por iniciativa do Instituto do Ceará, a estátua foi transferida para a Avenida Alberto Nepomuceno.

 

A história da Infantaria é tão antiga quanto a história da guerra. Desde o momento em que o homem, integrando-se a um grupo, decidiu lutar contra seus semelhantes, empregando armas rudimentares e combatendo corpo a corpo, nasceu a guerra e, com ela, a Infantaria. Os gregos e os romanos a caracterizaram como uma massa organizada, criando fileiras capazes de impor, com disciplina e coesão, a força e o poder de combate ao inimigo. A Infantaria brasileira demonstrou, desde o início, seu importante papel na história do Brasil, ao atuar na expulsão dos franceses do Rio de Janeiro em 1567. Nessa luta, surgiu a mais tradicional unidade de Infantaria do nosso Exército: o "Regimento Sampaio". Seguindo a doutrina espanhola, que tinha como base o Terço de Infantaria, e enriquecendo esse conhecimento com características locais, como a guerra de emboscadas, o regimento expulsou os invasores holandeses, contribuindo para alicerçar o espírito de nacionalidade do Exército Brasileiro. Dessa forma, nas decisivas batalhas dos Guararapes contra os invasores holandeses, foram consagrados como patriarcas do Exército os grandes infantes João Fernandes Vieira, Antônio Dias Cardoso, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias e Felipe Camarão, escrevendo uma das páginas mais gloriosas de sua história na Guerra da Tríplice Aliança, sob a liderança do Brigadeiro Sampaio.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • Adriane Benatti Mussini
    Cidade: Dionísio Cerqueira
    Música: Escudo Voz da Verdade
  • victor g.
    Cidade: barracão pr
    Música: baroes da pisadinha
  • Milena
    Cidade: barracão
    Música: Luan Pereira
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
  • Sérgio Sales
    Cidade: Brasil
    Música: Faroeste Caboblo - Legiao Urbana
Publicidade Lateral





Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 5630 Usuários Online: 16


(49)920013710





Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Colegio Estadual Professora Leonor Castellano - Todos os direitos reservados