
Gruta da Santa emília (Foto: Portal Agora Notícias)
A história da Gruta remonta é quase um século atrás quando um caçador sofreu um acidente e caiu de um barranco de pedras ficando gravemente ferido. Ao recobrar a consciência, deparou-se com uma gruta contendo uma estalactite que lembrava a figura de uma santa vista de costas. O caçador, devoto de Santa Emília de Rodat, lavou-se e bebeu a água que goteja da pedra. Sentido-se recuperado após o ato, atribui o milagre á santa.
Com o passar do tempo, uma capelinha foi erguida no local em homenagem a Santa Emília, atraindo cada vez mais devotos. Atualmente, a capela recebe cerca de 5 milhões de pessoas por ano, que vão até lá fazer seus pedidos e expressar sua devoção.
Os devotos possuem uma oração especial que expressa sua gratidão á santa. Esta prece enfatiza a importância da firmeza aliada á gentileza ao educar jovens e crianças, inspirado a todos com seus ensinamentos.
A Gruta Santa Emília de Rodat é verdadeiramente um local especial, onde a fé e a devoção se encontram para criar histórias de milagres e esperança.
Em feveireiro de 1999, a comunidade recebeu a imagem de Santa Emília, vinda diretamente de frança, doada pelas Irmãs da Congregação da Sagrada Família, ordem religiosa fundada por Santa Emília de Rodat. A Gruta de Santa Emília ocupa uma área de 10.000 m2, com ampla área arborizada, nascentes naturais de água, estacionamento, churrasqueiras, mesas, bancos, banheiros e uma estrutura pré-moldada para abrigo nos dias chuvosos. Além diso, conta com cascatas de água próximas à imagem de Santa Emília e uma área designada para camping. Localiza-se no distrito de siqueira Belo, a 25 km da sede do município