
Igreja São José (Foto: Amanda Nunes)
Estudantes visitam a Capela São José, que atualmente é um patrimônio histórico, e a gruta de Santa Emília de Rodat, que tornou-se um santuário.
A visita a esses espaços sagrados, teve como objetivo analisar como foram construídos no passado e sua importância atualmente, bem como compreendê-los como lugares de manifestação do sagrado.
A Capela Católica São José, foi construida em madeira e até hoje mantém suas características originais, o que a torna única na região. A comunidade da Linha São José já foi denominada "Comunidade Católica de Pessegueiral". Sua fundação teve início com a chegada de imigrantes, principalmente italianos, alemães e caboclos, que buscavam melhores oportunidades de vida. Com a vinda desses imigrantes, foi erguido um local religioso para expressarem sua fé. Antes da estrututa atual, havia sido construída uma capela menor, feita com constaneiras de pinheiro, porém precisou ser expandida.
A forma atual começou a ser moldada em 1950 pela família Bruschi, com o terreno cedido por José Florêncio. A capela foi construída pelo carpinteiro Alcides Binato, com a colaboração de várias famílias.
Em 1962, foi inaugurado na comunidade um sino, feito de madeira, e no ano de 2003 o sino passou por uma reestruturação, tornando-se de ferro. A capela passou por sua primeira reforma em 1978, que foi realizada por Henrique Lazzarin e Juvelino Radim. E no ano de 2005, foi realizada mais uma restauração, que a deixou nos moldes de hoje.
Fonte: Perfil do Facebook da Capela São José - D. São José/ Barracão-PR